domingo, 24 de julho de 2011

Dicas para construção de decks de Commander


  1. Os jogadores devem escolher uma criatura lendária como o "General" dos seus decks.Os jogadores podem escolher qualquer criatura lendária como seu general, embora algumas escolhas possam ser satisfeitas com desaprovação de outros jogadores. Dois jogadores no mesmo jogo podem escolher o mesmo General e outros jogadores podem incluir aquele card em seus decks mesmo que ele não seja seu General. Generais estão sujeitos à regra das Lendas como qualquer outra criatura lendária; múltiplas cópias da mesma criatura (General ou não-General) serão todas colocadas nos cemitérios (ou Zona de Comando) como um efeito baseado no estado do jogo.
    O General é o princípio ao redor do qual um deck EDH é construído. Ele é mais acessível que as outros cards do deck, e decks EDH normalmente vão aproveitar a influência das forças do seu General nos seus planos. Contudo, não é garantido que ele esteja disponível a qualquer momento do jogo, portanto os decks EDH devem ser capazes de funcionar sem ele por um tempo.
    Em 2009-09-10, essa regra mudou. Essa regra substitui a antiga regra (jogo aberto ou liga) para Generais nos jogos EDH. Note que ela não é identica à regra de jogo aberto.
  2. O custo de mana do General define que símbolos de mana podem aparecer nos cards do deck. Detalhes
    • Símbolos de mana coloridos que podem aparecer em um deck EDH são restritos às cores que aparecem no custo de mana do General.
    • Terrenos cujos tipos incluem planície, ilha, pântano, montanha e/ou floresta (por exemplo, terrenos básicos, dual lands, básicos especiais de Shadowoor, etc) contém os tipos correspondentes de mana como explicado nas regras CR 305.6. Como tal, eles não podem aparecer no deck a menos que o General seja das cores correspondentes.
    • Embora símbolos de man híbrida possam ser jogados como uma ou outra cor de mana, eles contam como sendo das duas cores. Como tal, eles só podem ser jogados com um General que seja de todas as cores do símbolo híbrido.
    • Palavras que representam terrenos básicos (pântano, floresta, etc) na caixa de texto de um card NÃO representam um símbolo de mana colorido. Elas não são retritas a Generais da mesma cor.
    Um exemplo de que cards são ou não são permitidos em um deck de três cores.
    Um deck com Phelddagrif (Custo de mana 1GWU) como General não pode ter nenhum card com símbolos de mana vermelhos ou pretos.
    • Esses cards seriam todos ilegais em um deck de Phelddagrif:
      • Goblin Piker (Seu custo de mana inclui um símbolo de mana vermelha)
      • Elves of Deep Shadow (Sua habilidade ativada contém um símbolo de mana preta)
      • Talisman of Dominance (Fornece mana preta)
      • Life//Death (A metade preta não pode ser jogada, logo o card todo não pode estar no deck)
      • Degavolver (... reforçar preto e vermelho)
    • Nosso Phelddagrif não poderia usar nenhum dos terrenos a seguir:
      • Underground River (Óbvio, veja acima)
      • Godless Shrine
      • Dual Lands
      • Leechridden Swamp, etc
    • Phelddagrif não pode convocar um Boros Guildmage para ajudar
    • Phelddagrif PODE usar:
      • Esper Panorama
      • Shard Convergence
  3. Um deck não pode gerar mana fora de suas cores. Se uma fonte fosse gerar mana de uma cor ilegal, ela gera mana incolor em vez disso.
  4. Um deck deve conter exatamente 100 cards, incluindo o General.
  5. Com a exceção dos terrenos básicos, nenhum card pode aparecer mais de uma vez no deck (cada card deve estar em uma única cópia)
  6. EDH é jogado com cards legais no vintage (Tipo 1), com duas exceções:
    • Os cards são permitidas a partir do prerelease (torneio de pré-lançamento) das suas expansões
    • Shahrazad é permitida no EDH

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Email: dicehs@gmail.com - Tel: (53) 32012469 - Rua Aquidaban 714, loja 13 (Figueiras Shopping) - Rio Grande/RS