A pilha é
indisputavelmente a parte mais importante de Magic: The Gathering. Quer
você conheça ou não a existência dela, você utiliza a Pilha toda vez que jogar Magic.
Você a usa mais do ataca, bloqueia ou até mesmo compra cartas. Mesmo assim,
muitos jogadores não aprendem sobre a Pilha até terem jogado por vários meses,
e mesmo assim, a maioria não entende completamente como ela
funciona. Então o que é essa confusa, e ainda assim indispensável parte
do jogo de cartas mais popular do mundo? Esperamos responder essa questão com
esse artigo que demorou um pouco para ficar completo mas com ele dou continuação aos posts sobre regras no tópico "Da-lhe mana, da-lhe...".
Para quem foi feito esse
artigo?
Esse
artigo foi escrito para jogadores novos em Magic, ou qualquer pessoa que
não saiba exatamente o que a Pilha é ou como ela funciona. Claro que você pode
continuar lendo o artigo pelo simples prazer de ler ou qualquer motivo obscuro
de sua mente -- quem sabe você não aprende algo novo?
O que é a Pilha?
Toda vez
que você joga uma mágica (Seja ela de Criatura, Encantamento, Artefato,
Instantânea, ou Feitiço), ou usa uma Habilidade (como a do card Alto Sacerdote Skirsdag), ela não acontece de
imediato. Ao invés disso, ela vai para uma "Pilha" imaginária. A
Pilha é um tipo de lugar de espera para cartas que estão no limbo entre o
momento que você joga a mágica ou habilidade e o momento que ela finalmente é
resolvida ( "funciona"). A maioria das vezes, isso acontece sem você
nem se dar conta. Por exemplo, a última vez que você jogou uma mágica de Criatura,
você parou para pensar sobre ela indo para a pilha? Provavelmente não. E não há
nada errado sobre isso. Mas, saber como a Pilha funciona pode vir a calhar na
próxima vez que você jogar uma mágica de Criatura e seu oponente responder com
um Cancelar .
Prioridade e a Pilha
Você já
tentou jogar uma mágica na mesma hora que um oponente, apenas para começar uma discussão
sobre quem jogou a mágica primeiro? Você sabia que é impossível para dois
jogadores jogar mágicas ao mesmo momento? Magic é baseado em um sistema
de prioridades, que previne que estas situações aconteçam. A Prioridade
funciona como um jogo de batata-quente -- está constantemente passando "de
mão em mão" entre você e seu oponente, mas apenas um a possui a cada vez. O
importante é saber que você só pode jogar mágicas e habilidades quando a
Prioridade for sua. Para demonstrar como a Prioridade funciona, imagine a
Pilha como uma montanha de pratos sujos na pia da cozinha aguardando para serem
limpos. Ambos os jogadores estão constantemente adicionando pratos sujos
(jogando mágicas), e sua mãe (o jogo) está constantemente tirando os pratos
para lava-los (resolvendo as mágicas). No inicio de cada turno, a pia esta
vazia (não existem mágicas na Pilha), e sua mãe permite que o jogador
ativo (o jogador que está jogando o turno) colocar um prato na para ser lavado
(jogar uma mágica). Isso é chamado de "receber prioridade". Sempre
que você receber a prioridade, significa que você tem a oportunidade de jogar
uma mágica ou habilidade. Se você fizer alguma delas, ela irá para o topo da
pilha. Se você não fizer o oponente receberá a prioridade e terá a mesma opção.
Quando qualquer dos jogadores colocar um prato na
pilha de louças, sua mãe irá perguntar ao jogador se ele quer colocar outro
prato na pilha (como se mães assim existissem). Se o jogador o fizer, ela irá
pedir ao outro por um prato. Ela continuará fazendo isso até ele decidir não
adicionar mais pratos a pilha. Ela então solicitará pratos ao outro jogador
(permitindo que ele coloque pratos na pilha). Uma vez que o outro jogador
termine de adicionar seus pratos, sua mão solicitará ao primeiro jogador pratos
adicionais. Esse ciclo continuará até os jogadores decidirem não colocarem mais
pratos na pilha. Nesse ponto sua mãe pega o primeiro prato da pilha e o lava.
Quando ela acabar ela começará o processo de novo perguntando a cada jogador se
ele possui mais pratos sujos para serem lavados (começando pelo jogador ativo).
A parte
mais importante a ser percebida aqui, é que você sempre adicionará pratos ao
topo da pilha. Isso significa que o primeiro prato que for colocado na pia será
o último a ser lavado. É assim que a Pilha funciona. A primeira mágica a ser
colocada na pilha é a última a ser resolvida.
Se você
está jogando Magic há algum tempo, você já ouviu a frase "Em
resposta..." (ou "In rexpoxta" que é bem mais comum),
você já imaginou o que isso significa? Jogar uma mágica ou habilidade "em
resposta" a alguma coisa significa que já existe alguma mágica ou
habilidade na pilha. Como veremos abaixo.
Exemplos do mundo irreal.
Um uso
comum da Pilha é responder a uma mágica de seu oponente com uma mágica
sua.
Por exemplo, vamos dizer que você tenha um Inquisidor de Elite em jogo. Em meu turno eu
decido jogar um Pilar de Chamas tendo o seu
Inquisidor como alvo. Até esse momento meu Pilar de Chamas é a única carta na
Pilha. Agora eu tenho que decidir se jogo outra mágica ou passo a prioridade
para você. Vamos assumir que eu escolha a última. Agora você tem a oportunidade
de jogar uma mágica ou habilidade. Obviamente seu Inquisidor irá morrer a não
ser que você responda a minha mágica jogando um Raiar do Dia. Seu Raiar do Dia irá para o topo da
pilha sobre meu pilar de Chamas. A pilha ficará como a figura ao lado. Agora
que você fez uma mágica, você tem a opção de jogar outra mágica ou habilidade,
ou passar a prioridade de volta para mim. Digamos que você passe a prioridade de
volta para mim. Agora que eu tenho prioridade de novo, eu poderia jogar outra
mágica (como outro Pilar por exemplo), mas digamos que eu passe a prioridade.
Já que nós dois passamos prioridade em sequência a mágica no topo da pilha (seu
Raiar do Dia) resolve, transformando seu Inquisidor em uma criatura 3/3, mas
espere meu Pilar de Chamas ainda está na Pilha.
É
importante lembrar que após cada mágica na Pilha for resolvida, o jogador ativo
recebe prioridade de novo. Por exemplo, agora que seu Raiar do Dia, eu poderia
jogar outra mágica ou habilidade seu eu quisesse. Mas para esse exemplo eu não
farei isso, então eu passarei a prioridade para você. Digamos que você não faça
nada, então você passa a prioridade de volta. Então já que passamos a
prioridade em sequência de novo a mágica no topo da Pilha (meu Pilar de Chamas)
resolve e causa dois de dano em seu Inquisidor. Mas seu inquisidor é uma
criatura 3/3 agora e sobrevive ao Pilar das Chamas.
Esse
exemplo parece complicado pois precisei de alguns parágrafos para exemplificar
o efeito.
Mas em um
jogo, muitos desses passos podem ser pulados sem muito problema. Por exemplo,
em um jogo normal aconteceria isso:
Eu: Uso
um pilar de Chamas no teu Inquisidor
Você:
"In rexpoxta" eu uso Raiar do Dia
Eu: Vai
pra @#%&&**
E assim
se resume todo o exemplo.
No ultimo exemplo eu joguei uma mágica e você
respondeu com outra mágica. Mas mágicas não são as únicas coisas que vão para a
Pilha. Habilidades Ativadas também usam a Pilha, e podem ser respondidas assim
como mágicas.
Por
exemplo, digamos que no caso anterior você tenha em campo um Cátaro Altruísta, em resposta a meu Pilar de
Chamas, a habilidade de seu Cátaro. A habilidade de seu Cátaro vai para a Pilha
sobre meu Pilar assim como uma mágica iria. Então a Pilha parece com a figura
ao lado com a habilidade do Cátaro sobre meu Pilar, ela resolverá primeiro e
dará +1/+1 para suas criaturas, o que salvará seu Inquisidor da morte
Como anulações funcionam.
Agora
que você já sabe como responder a uma mágica, vamos falar sobre como anular
uma. Existem várias mágicas e habilidades que te permitem anular outra mágica
ou habilidade. Usaremos como exemplo a carta Cancelar. Essas cartas usam a Pilha como
qualquer outra carta, e podem ser respondidas do mesmo jeito. Você pode
responder um Cancelar com outro sem problemas. Mas é um pouco mais complicado
quando anulações começam a resolver. Anular uma mágica significa retirar ela da
Pilha e coloca-la no cemitério de seu dono. A mágica anulada não tem nem
chance de resolver -- ela é cancelada. Por exemplo, eu jogo um Ato Blasfemo e você responde com um Cancelar. Seu Cancelar vai para o topo da Pilha
sobre meu Ato Blasfemo, então resolverá antes. Uma vez resolvida a anulação,
ela removerá meu Ato Blasfemo da Pilha e o colocará diretamente em meu
cemitério, após isso a Pilha estará limpa e meu Ato Blasfemo não terá nenhuma
chance de resolver. O que significa que nenhuma criatura sofrerá dano dessa
fonte.
E
assim acabamos esse post, espero que ele sirva para sanar algumas dúvidas sobre
essa parte importante do jogo.
Lembre-se
que apenas habilidades e mágicas instantâneas podem ser jogadas quando existem
mágicas na Pilha e anulações são umas das poucos tipos de carta ou habilidade
que podem fazer alvo em mágicas na Pilha.
Agradeço
ao Marcinho pela metáfora da mãe lavando louça, foi de grande valia.
Abraços e
até a próxima
Muito bom esse post Secada.
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