E hoje estreiamos a seção "Da-lhe mana, da-lhe...". Usando essa famosa frase imortalizada no coração dos jogadores da cidade postaremos informações e explicações sobre as regras de Magic: The Gathering, visando auxiliar jogadorers mais novos a se familiarizarem com as regras do jogo e os jogadores mais experientes a aprimorarem suas técnicas, espero que alguns destes posts tenham serventia para vocês. :D
E em nosso primeiro post iremos a base do jogo que é a descrição das fases dos turnos, e quais habilidades e tipos de mágica podem ser utilizadas em cada uma delas.
Para facilitar a compreensão dividiremos o turno em fases, são elas:
Fase 1 – (Fase Inicial – Esta fase é composta de 3 etapas).
a: Etapa de Desvirar:
Durante
a sua etapa de desvirar, desvire todas as suas cartas que estiverem
viradas.
Nenhum jogador pode jogar mágicas ou ativar habilidades durante esta etapa, e
no caso
das habilidades que são desencadeadas durante esta etapa são colocadas na pilha
apenas na manutenção.
b: Etapa de Manutenção:
A etapa de manutenção pode transcorrer sem ser notada, a menos que
você esteja
controlando alguma habilidade que seja desencadeada no
decorrer dela (“No início da
etapa de manutenção, …”).
Durante esta
etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas.
c: Etapa de Compra:
No início se sua etapa de compra, compre uma carta.
Durante esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas.
Obs.: No 1º turno de quem começa o jogo esta etapa não é realizada.
Fase 2 – (1ª Fase Principal).
Você
pode jogar qualquer tipo de mágica e de habilidade durante esta fase,
mas o seu
oponente só pode jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas. Além disso, você
também pode baixar um terreno durante esta
fase.
Obs.: Lembre-se de que você só pode baixar um terreno por turno.
Fase 3 – (Fase de Combate – Esta fase é composta de 5 etapas).
a: Etapa de Início do Combate:
Durante
esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas
b: Etapa de Declaração de Atacantes:
Decida
quais de suas criaturas irão atacar.
Para declarar que uma criatura está atacando, vire-a.
Assim que você tiver terminado de declarar os atacantes, os jogadores podem jogar
mágicas instantâneas e habilidades ativadas.
Obs.:
As Barreiras, as criaturas que já estiverem viradas e as criaturas que
ainda não
estavam sob seu controle desde o início de seu turno não podem
ser declaradas como
atacantes.
Lembre-se de que as suas criaturas só podem atacar o seu oponente. Você não pode
fazer com que elas ataquem uma outra criatura.
c: Etapa de Declaração de Bloqueadores:
O
seu oponente decide quais das criaturas dele irão bloquear as suas
criaturas
atacantes.
Cada criatura bloqueadora só pode ser designada
para bloquear uma criatura atacante,
porém várias criaturas bloqueadoras
podem “agrupar-se” contra uma única atacante. As
criaturas viradas não
podem bloquear.
Assim
que o seu oponente tiver terminado de designar os bloqueadores, os
jogadores
podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.
Obs.: As criaturas bloqueadoras não viram para bloquear.
d: Etapa de Dano de Combate:
As
criaturas atacantes que não forem bloqueadas causam uma quantidade de
dano
igual ao seu poder ao jogador defensor. As criaturas atacantes que
forem bloqueadas
causam o seu dano às criaturas que as bloqueiam. Se uma
criatura atacante for
bloqueada por mais de uma criatura, o jogador
atacante decide como o dano será
distribuído entre os bloqueadores. As
criaturas bloqueadoras causam o seu dano às
criaturas que estão
bloqueando.
Assim
que os jogadores tiverem tomado todas as decisões sobre como o dano de
combate será causado, as criaturas que tenham recebido dano letal (suficiente para
superar sua resistencia) são destruidas.
Os
jogadores podem, então, jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas.
Obs.:
Se uma criatura atacante foi bloqueada durante a etapa de declaração de
bloqueadores, mas a criatura bloqueadora já foi removida, a criatura
atacante não causa
nenhum dano.
Fase 4 – (2ª Fase Principal).
A
sua 2º fase principal é idêntica à 1ª: você pode jogar todos os tipos
de mágicas e de
habilidades, mas o seu oponente só pode jogar mágicas
instantâneas e habilidades
ativadas. Você também pode baixar um terreno
durante sua 2ª fase principal.
Obs.:
Lembre-se, você só pode baixar um terreno por turno, portanto, só
poderá baixar
um terreno agora se ainda não tiver feito isso durante sua
1ª fase principal.
Fase 5 – (Fase Final – Esta fase é composta de duas etapas).
a: Etapa de Final de Turno:
Tal
como a sua etapa de manutenção, esta etapa pode passar despercebida, a
menos
que você controle alguma habilidade que seja desencadeada quando o
turno termina
(“No final do turno, No ínicio da etapa final…”). Nesta etapa,os jogadores podem
jogar
mágicas instantâneas e habilidades ativadas.
b: Etapa de Limpeza:
Se
estiver com mais de sete cartas na mão, escolha e descarte quantas
forem
necessárias para ficar com apenas sete. A seguir, todo o dano
causado às criaturas é
removido e todos os efeitos que duram “até o
final do turno” terminam.
Ninguém
pode jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas durante esta
etapa.
Obs.:
No final de cada etapa, a mana que sobra na sua reserva de mana
desaparece.
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