Como a questão das camadas parece assustadora a primeira vista e acaba sendo utilizada de forma errônea por alguns jogadores, tentaremos explicar esse processo com uma exemplificação simples
A regra que rege essa mêcanica é a regra 613 (Interaction of Continuous Effects) do Magic: The Gathering Comprehensive Rules.
Basicamente,
a regra nos diz que as características de um objeto são determinadas
pela sua origem inicial e, logo após, por todos os efeitos aplicados
sobre ele. Ou seja, para uma carta, isso significa que as suas
características iniciais são os valores impressos nela. Enquanto que
para uma ficha, isso significa todos os valores definidos pela magia que
a criou. Depois, basta aplicar os efeitos de acordo com a ordem destas
camadas:
CAMADA 3
Efeitos de mudança de texto.
Ex: Glamerdye
CAMADA 4
Efeitos de mudança de tipo, subtipo ou supertipo.
Ex: Unnatural Selection
CAMADA 5
Efeitos de mudança de cor.
Ex: Deathlace
CAMADA 6
Efeitos de acréscimo ou remoção de habilidades.
Ex: Flight, Assault Strobe e Turn to Frog (a parte que diz que a criatura perde todas as habilidades)
CAMADA 7
Efeitos de mudança de Poder e/ou Resistência. Subdivide-se em:
§ CAMADA 7-A
Efeitos gerados por habilidades de configuração de característica (tipo aquelas habilidades que dizem "o
poder e a resistência são iguais o numero de tais coisas que você controla").
Ex: Nightmare
§ CAMADA 7-B
Efeitos que definem um valor específico para Poder e/ou Resistência.
Ex: Turn to Frog (a parte que diz que a criatura se torna 0/1) e March of the Machines(a parte que diz "com poder e resistência igual ao seu custo de mana convertido).
§ CAMADA 7-C
Efeitos gerados por habilidades estáticas que modificam poder e/ou resistência, mas não ajustam poder e/ou resistência para um número ou valor específico.
Ex: Giant Growth e Antífona Gloriosa .
§ CAMADA 7-D
Mudança causada por marcadores.
Ex: Black Sun's Zenith e Virulent Wound
§ CAMADA 7-E Efeitos que permutam o poder e a resistência de uma criatura.
Ex: Inside Out e Windreaver (a habilidade relativa à permutação).
Dentro de cada subcamada, aplique efeitos em ordem de selo temporal (ou seja, em caso de vários efeitos eles vão sendo “calculados” na ordem das camadas. Ex: Cruzado Phyrexiano é uma criatura 2/2, proteção contra o branco e vermelho e iniciativa... e já está no campo de batalha. Um efeito coloca um marcador -1/-1 nele (Camada 7-D), tornando-o 1/1. Um Crescimento Titânico é usado no Cruzado, conferindo +4/+4 até o final do turno (Camada 7-C), tornando-o 6/6. Existe um Mikaeus, o Maldito no campo de batalha que diz "As outras criaturas que você controla que não sejam do tipo Humano recebem +1/+1 e têm imortal" (Camada 7-C), fazendo o Cruzado, se tornar 7/7. Por fim, o Cavaleiro, foi alvo de um Transformar em Sapo... cujo texto diz "a criatura-alvo perde todas as habilidades (Camada 6) e torna-se 1/1 (Camada 7-B) até o final do turno".
A ordem de aplicação dos efeitos que envolvem o Cruzado Phyrexiano segue desta maneira:
1) Camada 6: perde todas as habilidades (no caso, Proteção contra o Branco e vermelho e Iniciativa) devido ao Transformar em Sapo.
2) Camada 7-B: Poder e Resistência tornam-se 1/1 devido ao Transformar em Sapo..
3) Camada 7-C: +4/+4 do Crescimento Titânico e +1/+1 da Mikaeus, o Maldito
4) Camada 7-D: marcador -1/-1
Resultado: o Cruzado Phyrexiano tornou uma criatura 5/5 sem habilidades.
Neste momento, o jogador que controla o Cruzado Phyrexiano coloca no campo de batalha uma Espada de Banquete e Fome e o anexa ao Cruzado (Camadas 6 e 7-C), tornando-o uma criatura 7/7 com proteção contra o preto e o verde. Em resposta o oponente decide utilizar outro Transformar em Sapo no Cruzado (Camadas 4, 6 e 7-B).
A ordem de aplicação dos efeitos que envolvem o Cruzado Phyrexian agora segue desta maneira:
1) Camada 4: torna-se uma criatura do tipo Sapo.
2) Camada 6: perde todas as habilidades (no caso proteção contra o preto e o verde) devido ao Transformar em Sapo.
3) Camada 7-B: Poder e Resistência tornam-se 1/1 devido ao Transformar em Sapo.
4) Camada 7-C: +4/+4 do Crescimento Titânico e +1/+1 da Mikaeus, o Maldito e +2/+2 da Espada de Banquete e Fome.
5) Camada 7-D: marcador -1/-1
Resultado: o Cavaleiro Negro tornou uma criatura 7/7 sem habilidades.
O jogador que controla o Cruzado tem em jogo um Rastejador de Túmulo e decide anexar a Espada de Banquete e Fome nele, fazendo com que o Cruzado fique 6/6 (pois perdeu o bônus de +2/+2 que a Espada concedia). Depois de anexo ao Rastejador, o jogador anexa a Espada de volta no Cruzado (ele irá aplicar alterações nas Camadas 6 e 7-C).
A ordem de aplicação dos efeitos que envolvem o Cruzado por fim segue desta maneira:
1) Camada 4: ele continua sendo um Sapo.
2) Camada 6: ganha as habilidades proteção contra o preto e o verde (pois a Espada foi equipada depois do Transformar em Sapo, portanto, deve-se aplicá-lo sobreposto ao que havia anteriormente)..
3) Camada 7-B: Poder e Resistência ainda são 1/1 devido ao Snakeform.
4) Camada 7-C: +4/+4 do Crescimento Titânico e +1/+1 da Mikaeus, o Maldito e +2/+2 da Espada de Banquete e Fome
5) Camada 7-D: marcador -1/-1
Resultado: o Cruzado Phyrexiano tornou uma criatura 7/7 com proteção contra o preto e o verde.
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