Muitos jogadores iniciantes e até alguns mais experientes encontram
dificuldades em construir um deck em eventos de Deck Selado como os
Pre-Releases.
E com a chegada de Retorno a Ravnica essa duvida retorna a aterrorizar
os corações dos jogadores.
Então resolvi condensar algum material para auxiliar essas almas
perdidas no caminho da luz!
Nesse tópico iremos ver dicas e ideias que devem ser mantidas na cabeça
ao se construir um deck a partir das cartas que o destino nos dá. Afinal se a
vida te dá seis boosters, faça o melhor deck de 40 cartas que conseguires.
- O que se deve considerar quando se for construir um deck selado?
- Quais cores eu devo jogar.
- Manter-se em duas cores ou arriscar incluir uma terceira.
- Com quais mágicas e criaturas dessas cores jogar.
- Identificar combos em potencial que valem a pena jogar.
- Manter uma boa curva de mana entre suas mágicas.
- Quais terrenos melhor ajudam suas mágicas.
- Quais são suas opções para o side-deck.
Em média você tem 45 minutos para listar e construir seu deck, pode
parecer bastante tempo, mas quando você tem decisões difíceis a serem tomadas o
tempo pode passar mais rápido que você imagina. Iremos olhar cada aspecto
individualmente e explicar o que você deve procurar em relação a cada um deles.
Espero que uma vez que você saiba o que procurar, você consiga aproveitar o
tempo ao máximo.
Escolhendo as cores
A melhor maneira de se começar é abrir seus boosters separa-los por cor
e lista-los, fazendo isso você pode usar o resto do tempo para construir seu
deck, deixar essa tarefa para depois pode acabar apressando esse processo
delicado.
Após isso a dica é olhar todas as cartas de todas as cores separadamente
removendo aquelas que não sejam consideradas jogáveis. Algumas cartas podem
permanecer em sua lista se por acaso elas funcionarem de alguma maneira, mas
existem cartas que não jogariam em nenhuma circunstancia e é melhor coloca-las
de lado e esquecer elas totalmente.
Uma vez que a separação tenha sido feita é a hora de checar quantas
cartas boas você tem de cada cor. É também a hora de procurar por
"Bombas" (Cartas fortes que irão te puxar para as cores delas). É de
bom grado também prestar atenção a qualidade como um todo das suas criaturas;
existem em sua pool criaturas que terão impacto no jogo devido a seu tamanho ou
habilidades? Não existe utilidade de se ter um monte de criaturas que são
pequenas e não tem habilidades uteis. O mesmo se aplica as mágicas em cada cor;
anote todas as remoções que você tem, já que essas cartas são importantes.
Também preste atenção se você tem uma boa variedade de custos entre suas
criaturas; não ajuda muito ter só bichões que custam cinco manas ou mais e
aumentar suas chances de "zicar na mana" e mesmo se você conseguir
comprar o número certo de terrenos você pode estar morto antes de baixar algum
deles.
A chave para o sucesso é o equilíbrio. Preferencialmente uma boa
variedade de custos de invocação, começando com uma ou duas manas, e subindo
até criaturas com custos de mana de quatro ou mais. Evasão é sempre bem
recebida (criaturas com Voar ou Amedrontar) para você conseguir atacar seu
oponente em diferentes métodos. Nesse formato é bem comum aparecerem criaturas
de custo baixo então é sempre aconselhável compensar isso colocando criaturas
pequenas em seu deck para não ficar muito atrás de um oponente que consiga uma
largada rápida. Em termos de números depende-se muito de quão boa são suas
mágicas e criaturas. Um bom n´mero é ter entre 12 a 14 criaturas, mas não
existe a necessidade de colocar criaturas péssimas no lugar de boas mágicas. Se
você tiver muitas cartas de remoção em sua pool, por favor, use-as, só tenha
certeza que suas criaturas são boas o bastante para conseguir vencer o jogo com
elas.
Depois de decididas quais cores são as melhores, é uma boa ideia pegar
suas duas melhores e ver o que tipo de deck você consegue fazer utilizando as
melhores cartas dessas cores juntas. Algumas
vezes você descobrirá que só tem 18 cartas após esse processo, a solução é
então adicionar uma terceira cor, mas se você encontrar 24 ou 25 cartas boas de
apenas duas cores esse é o melhor caminho.
Mesmo se você conseguir fazer um deck de duas cores, nem sempre isso
quer dizer que você deva. Mesmo se você conseguir fazer um deck branco e
vermelho, você deveria pensar na possibilidade de remover algumas das suas
piores cartas e substitui-las por cartas melhores de uma terceira cor.
Normalmente essas cartas dependem das cartas que você conseguiria adicionar. A
decisão de adicionar uma terceira cor pode ser facilitada se você tiver alguma
maneira de conseguir um auxilio nessa estratégia. Cartas que procuram terrenos
auxiliam em muito nesse formato e terrenos que gerem mana de mais de uma cor
também.
Fazendo o corte
Uma vez decididas quais serão as cores de seu deck é hora de decidir
quais cartas irão ou não serem utilizadas. Tipicamente as primeiras 16 a 20
cartas são bem fáceis de serem escolhidas. As caretas mais poderosas de sua
pool serão automaticamente encontradas e incluídas. Sempre são as últimas
cartas que precisam de mais atenção já que existe a possibilidade de se comprar
elas ao invés das cartas boas durante as partidas.
Uma maneira de resolver esse dilema é analisar quais são os combos em
potencial ou a sinergia entre as cartas que possam vir a serem adicionadas a
seu deck.
Uma vez que as cartas certas foram encontradas você saberá as 23 cartas
que farão parte de seu deck principal. Normalmente nesse formato 23 é o número
mágico a ser procurado, pois te deixa com 17 slots de terreno que é o numero
indicado. Após você analisar sua curva de mana e outros geradores de mana de
seu deck você pode aumentar ou diminuir esse número em um.
Construindo sua base de mana
Uma vez que sua que você tenha escolhido suas mágicas você precisa
decidir com quais terrenos você irá jogar. Se você tirou um terreno que gere
duas manas que serão utilizadas já temos uma carta incluída com certeza. Se ela
tiver alguma desvantagem por entrar virada ou alguma ou coisa ela pode vir a
atrasar um pouco seu jogo, mas é um pequeno preço a ser pago por um terreno que
gere duas cores de mana.
Uma boa regra a ser seguida para decks de duas cores é dividir os
terrenos em proporções de 9/8 ou 10/7 em favor da sua cor mais proeminente. Mas
atenção, sua cor proeminente pode não ser a com mais mágicas. Você pode ter
tirado cartas que façam diferença no jogo e dependem de mais manas da sua cor
para serem jogadas. Se você está adicionando uma terceira cor, tenha em mente
de apenas adicionar cartas que necessitem de uma mana colorida daquela cor. Se você
adicionou apenas uma carta da terceira cor adicione um terreno que gere mana
daquela cor. Duas ou três cartas da terceira cor requerem dois terrenos e
quatro ou mais cartas da terceira cor requerem quatro ou até mesmo cinco
terrenos para suporta-las. A média mais comum vista em eventos de decks selado
é 7/7/3, onde cada cor principal tem sete terrenos e sua cor terciária tem
três.
Quando estiver construindo sua base de mana, também leve em consideração
que outras maneiras você tem de gerar mana. Outra regra geral é retirar um terreno
para cada duas mágicas que possa de gerar mana. Se você tiver uma carta que
busque terrenos no deck e uma criatura que gere mana você pode jogar
tranquilamente com 16 terrenos. Se você tiver duas cartas de cada delas 15 terrenos
são mais que o suficiente.
Checando a curva de mana
Uma das últimas coisas que você irá fazer com seu deck é checar sua
curva de mana. Para aqueles não acostumados com a terminologia, curva de mana é
simplesmente a distribuição entre mágicas de custo de mana baixo e de custo
alto. Esse formato é razoavelmente então é bem interessante incluir um bom
número de cartas e mágicas de duas ou três manas. Mas tente manter o nível das
mágicas alto, não coloque cartas ruins no deck somente pelo custo, mas mantenha
em mente que sempre é bom seu deck ter cartas interessantes para serem jogadas
nos primeiros turnos do jogo.
Se esse não for seu caso talvez esteja na hora de trocar algumas cartas
ou até mesmo alguma cor. Uma boa curva de mana é tão importante que você pode
vir a jogar com cartas não tão boas apenas para ter certeza que seu deck
funcione como um todo.
Sideboard
Chegamos ao final, e o último item é checar seu sideboard. Em formatos Limitados
qualquer carta que não estiver em seu deck principal é considerado seu sideboard
e você pode alterar seu deck o quanto quiser após o primeiro jogo de cada
partida. Você pode trocar cartas individuais, então preste atenção a cartas
como Remoções de Encantamentos e outras cartas que você pode vir a usar contra
cores específicas ou decks específicos.
Você também pode “sidear” uma cor especifica se precisar. Tudo vai
depender de adaptar seu deck para vencer a estratégia do deck do oponente.
Espero que esse post possa ser de alguma valia a todos e esperamos vocês
no pre-release.
Abraços
Equipe Dice Hobby Store
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