O Enxame Golgaré
a guilda que funde os valores opostos de vida e morte, promovendo o crescimento
nas comunidades decadentes de Ravnica, mas também promovendo decadência em
lugares emergentes. Os elfos, zumbis, insetos, e híbridos de plantas e
mortos-vivos dos Golgari são como um organismo enorme, crescente e esfomeado, coletivamente
se espalhando coletivamente sobre o plano e onde houver um lugar. Os Golgari prestam
um serviço necessário em Ravnica, ao descartar as carcaças que a civilização
deixa pra trás, e misteriosamente provendo sustento para os esquecidos e
necessitados. Eles são os carniceiros e decompositores na beira da cadeia
alimentar, mas desejam ser o predador no topo.
Golgari Guildgate | Art by Eytan Zana
Os Golgari
são organizados mais como um organismo simples do que um coletivo: existe um núcleo
ou nervo central que direciona o crescimento da guilda; elementos que coletam
nutrientes e os convertem em recursos uteis; defesas que resistem e expulsam
corpos invasores; e uma vontade instintiva de sobreviver, se multiplicar e
superar.
O atual
mestre da guilda Golgari é Jarad Vod Savo, um necromante morto-vivo que
conseguiu reviver a si próprio após a morte. Quando era vivo, Jarad era um
arqueiro élfico e um caçador magistral dos Golgari, e era irmão da ambiciosa
Savra (falecida). Jarad aprendeu o caminho da necromância e conseguiu se tornar
um lich após se sacrificar para salvar seu filho do demônio Rakdos. Jarad comanda
agora legiões de escaravelhos-piranha e outros mascotes devoradores de carne, e
pode controlar as ações de insetos e outros decompositores. Ele sobreviveu a
varias tentativas de assassinato por parte de vários pretendentes a liderança
da guilda, usando o poder da necromância para enfraquecer seus adversários.
Jarad, Golgari Lich Lord | Art by Eric Deschamps
Jarad mantém
um conselho de xamãs e ladinos chamados de Cilia. A Cilia age como uma
combinação de parlamento de conselhos e agencia de espionagem e raramente se
reúnem seja publicamente ou não. Em conjunto com os insetos de Jarad, eles agem
como aparatos sensoriais para informa-lo sobre como os Golgari mais longínquos
estão e como um serviço de mensageiros para levar instruções. Pode ser que um Cilium
individual possa ser considerado como tendo um posto mais alto do que outro por
Jarad, mas ninguém sabe esses postos a não ser o próprio líder da guilda.
Os
Golgari têm mais mudanças na liderança do que outras guildas. A guilda acredita
na importância de ciclos contínuos, entendo assassinatos como um meio de
conquista política, e sabendo que estar vivo não é um pré-requisito para estar
no comando.
Os
Devkarin, elfos das sombras. Os Devkarin são uma ambiciosa raça de elfos, atraentes e chocantes ao
mesmo tempo, que representam um dos maiores grupos de poder dos Golgari. De todas
as facções dos Golgari, os Devkarin são os que mais pressionam pela expansão
dos territórios dos Golgari; eles sentem que a maioria das outras guildas não
tem os melhores interesses de Ravnica em primeiro lugar e quanto mais terras
estiverem consolidadas nas mãos dos Golgari, melhor será o resultado. Os elfos Devkarin
são governados por um sumo sacerdote conhecido como matka, algumas vezes por
séculos a fio; a irmã de Jarad Savra foi matka. A matka atual é Zdenia, uma
jovem de cabelos negros que tem as mãos e braços tatuados com imagens de
insetos e aranhas.
Art by Vincent Proce
Lotleth, as
fileiras dos mortos. As
Lotleth são as facções não organizadas Golgari, compostas por mortos-vivos,
necromantes, atadores-de-fungos, e outros membros associados aos mortos
inquietos. Apesar da maioria dos mortos-vivos Golgari serem constructos
mortos-vivos mantidos por mágicas necromanticas, as Lotleth possuem alguns
mortos-vivos inteligentes em seus números, e mais uns poucos necromantes de
alto nível que falam pela facção. Geralmente, as Lotleth servem como força de
trabalho para os constantes programas de expansão e posse de território dos
Golgari, ou como arma para Jarad ou algum plano pessoal de algum necromante. Seres
inteligentes entre as Lotleth se sentem usados e depreciados pela guilda, e
sues números são maiores do que se vê. O líder atual das Lotleth é Wratislav, um
humano habilidoso, porém pretensioso, que gosta de desfilar com seu exercito de
morto-vivos pelas ruas de Ravnica.
O Enxame
das Ruas, pastores do ciclo. O Enxame das Ruas forma a classe trabalhadora dos Golgari, qual ajuda
a organizar o ciclo de vida e morte com incontáveis iterações de aceleração de
apodrecimento e criação de novas vidas. Essa facção inclui carregadores de
corpos, xamãs urbanos de baixo nível, fazendeiros de podridão, trolls de tuneis,
vários horrores fungais e elementais, e a maioria dos kraul (uma raça parecida
com insetos). Cada bairro de Ravnica tende a ter seu próprio núcleo do Enxame
das Ruas, sendo que cada núcleo é liderado por um líder de enxame.
O enxame Golgari
não é uma guilda fácil de liderar; as constantemente crescentes sub-facções da
guilda são como amebas descerebradas, cada uma com seus próprio planos, e são
praticamente impossíveis de se controlar. Jarad manteve sua posição trazendo
mais poder para a guilda e ativamente requisitando distritos abandonados do
plano. Ele sabe que os gananciosos elfos Devkarin e os pútridos mortos-vivos da
Lotleth vão destrona-lo eventualmente; enquanto isso, ele trabalha para manter
um lugar em Ravnica para os Golgari e para sua própria família.
Korozda Guildmage | Art by Ryan Pancoast
Locais
dos Golgari
Korozda,
to Labirinto da Decadência. Korozda é o novo salão da guilda Golgari, uma catedral cercada por um
imenso, labirinto circular de ruínas cobertas de fungos gigantes. Korozda é o
lar do líder da guilda Jarad Vod Savo e onde ele se encontra com a Cilia, sua
corte irregular de atendentes. Korozda é patrulhada por uma horda de vermes,
insetos gigantes, zumbis e catadores rastejantes.
A Faixa
de Pedras. A Faixa
de Pedras é uma antiga rede de antigos tuneis que passam sob as áreas
controladas pelos Golgari na cidade subterrânea, coberta por uma gosma
pegajosa, fungos e teias de aranha. A Faixa de Pedra é marcada—e, em alguns
lugares, arquiteturalmente composta—pelos corpos de vitimas petrificadas pelas
górgonas.
A Ponte dos Mortos. No centro do bairro Golgari de
Ponte dos Mortos existe uma cratera grande o suficiente para engolir uma igreja.
Cobrindo a cratera existe própria Ponte dos Mortos, uma enorme plataforma
suportada por arcos de pedra e decorada por vinhas, fungos e madeira-óssea. Ponte
dos Mortos recebeu esse nome devido a um trágico evento. Após um incêndio
destruir um bairro adjacente a cratera se tornou um lugar conveniente para se
desfazer dos cadáveres. Os Golgari adotaram a cratera como repositório de
materiais, e eventualmente a guilda tomou conta de região.
Art by Cliff Childs
Zanikev, a
grande Fazenda de Podridão. Toda vez que uma área de Ravnica se transforma em uma ruína, os
Golgari partem para domina-la, acelerar sua decomposição, drenar seus recursos,
replantar, cultivar, e—eventualmente—clamar o território revificado como seu
território. Zanikev é uma zona reclamada particularmente grande dos Golgari que
abrange vários bairros antigos, uma área de arquitetura decadente coberta por
limo e muco a qual varias espécies de carniceiros chama de lar.
Válvulas dos
Cadáveres Flutuantes. Os
tuneis e camaras alagados por charcos do subterrâneo de Ravnica também são
consideradas como vias de transporte para o comercio de cadáveres dos Golgari. Válvulas
construídas a partir de membranas fungais fecham certas vias de esgoto. Essas válvulas
abrem e fecham pelo comando dos Golgari, permitindo que carcaças e outras
mercadorias flutuem através dela como troncos em um rio.
Art by Chase Stone
Atitude em
relação a outras Guildas
Azorius: "Para os Azorius, nós
somos processos em segundo plano. Nós somos os sons do estomago e a flatulência.
Mas mesmo assim somos a base em que seu poder reside."
Orzhov: "Os Orzhov são fantasmas depreciáveis, sempre buscando circular os ciclos qe nos levam de volta ao solo. Sua arrogância em adquirir poder sobre a decadência pode durar muito."
Dimir: "Os Dimir dividem os tuneis conosco e mineram nossos segredos. Eles creem que a cidade subterrânea é deles, mas eles apenas comandam aqueles que se preocupam com posses ou status."
Izzet: "os métodos Izzet fedem a progresso; eles são ignorantes aos processos que eles destroem. Mas eles gerenciam cidades como nós, provendo mágicas uteis para manter as estruturas abaixo das estruturas."
Rakdos: "Os Rakdos compreendem a proximidade da morte, mas seguem acelerar o ciclo para fins ridículos. O que os demônios destroem, nós cultivamos de volta a vida."
Gruul: "Os Gruul são nossos irmãos nas partes indomadas da cidade, mas eles não tem a visão para perceber os ciclos em funcionamento."
Boros: "Os Boros falam em uma linguagem que nunca iremos compreender. Sua dedicação militante a palavras e seus slogans nos confundem."
Selesnya: "Os Selesnya se esforçam para respeitar a natureza como nós, e sua devoção aos sistemas vivos é louvável. Mas eles são necrofobos cegos, inúteis quando postos face a face com a morte."
Simic: "Os Simic passaram gerações as margens de uma verdade que é conhecida por qualquer verme."
Orzhov: "Os Orzhov são fantasmas depreciáveis, sempre buscando circular os ciclos qe nos levam de volta ao solo. Sua arrogância em adquirir poder sobre a decadência pode durar muito."
Dimir: "Os Dimir dividem os tuneis conosco e mineram nossos segredos. Eles creem que a cidade subterrânea é deles, mas eles apenas comandam aqueles que se preocupam com posses ou status."
Izzet: "os métodos Izzet fedem a progresso; eles são ignorantes aos processos que eles destroem. Mas eles gerenciam cidades como nós, provendo mágicas uteis para manter as estruturas abaixo das estruturas."
Rakdos: "Os Rakdos compreendem a proximidade da morte, mas seguem acelerar o ciclo para fins ridículos. O que os demônios destroem, nós cultivamos de volta a vida."
Gruul: "Os Gruul são nossos irmãos nas partes indomadas da cidade, mas eles não tem a visão para perceber os ciclos em funcionamento."
Boros: "Os Boros falam em uma linguagem que nunca iremos compreender. Sua dedicação militante a palavras e seus slogans nos confundem."
Selesnya: "Os Selesnya se esforçam para respeitar a natureza como nós, e sua devoção aos sistemas vivos é louvável. Mas eles são necrofobos cegos, inúteis quando postos face a face com a morte."
Simic: "Os Simic passaram gerações as margens de uma verdade que é conhecida por qualquer verme."
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