segunda-feira, 21 de maio de 2012

Da-lhe mana, da-lhe...: Fases dos turnos

E hoje estreiamos a seção "Da-lhe mana, da-lhe...". Usando essa famosa frase imortalizada no coração dos jogadores da cidade postaremos informações e explicações sobre as regras de Magic: The Gathering, visando auxiliar jogadorers mais novos a se familiarizarem com as regras do jogo e os jogadores mais experientes a aprimorarem suas técnicas, espero que alguns destes posts tenham serventia para vocês. :D


E em nosso primeiro post iremos a base do jogo que é a descrição das fases dos turnos, e quais habilidades e tipos de mágica podem ser utilizadas em cada uma delas.

Para facilitar a compreensão dividiremos o turno em fases, são elas:
 
Fase 1 – (Fase Inicial – Esta fase é composta de 3 etapas).

a: Etapa de Desvirar:
Durante a sua etapa de desvirar, desvire todas as suas cartas que estiverem viradas. 
Nenhum jogador pode jogar mágicas ou ativar habilidades durante esta etapa, e no caso
das habilidades que são desencadeadas durante esta etapa são colocadas na pilha
apenas na manutenção.

b: Etapa de Manutenção:
A etapa de manutenção pode transcorrer sem ser notada, a menos que você esteja
controlando alguma habilidade que seja desencadeada no decorrer dela (“No início da
etapa de manutenção, …”). 
Durante esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas.

c: Etapa de Compra:
No início se sua etapa de compra, compre uma carta.
Durante esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas.
Obs.: No 1º turno de quem começa o jogo esta etapa não é realizada.

Fase 2 – (1ª Fase Principal).

Você pode jogar qualquer tipo de mágica e de habilidade durante esta fase, mas o seu
oponente só pode jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas. Além disso, você
também pode baixar um terreno durante esta fase.
Obs.: Lembre-se de que você só pode baixar um terreno por turno.

Fase 3 – (Fase de Combate – Esta fase é composta de 5 etapas).

a: Etapa de Início do Combate:
Durante esta etapa, os jogadores podem jogar mágicas instantâneas e habilidades
ativadas

b: Etapa de Declaração de Atacantes:
Decida quais de suas criaturas irão atacar. 
Para declarar que uma criatura está atacando, vire-a.
Assim que você tiver terminado de declarar os atacantes, os jogadores podem jogar
mágicas instantâneas e habilidades ativadas.
Obs.: As Barreiras, as criaturas que já estiverem viradas e as criaturas que ainda não
estavam sob seu controle desde o início de seu turno não podem ser declaradas como
atacantes.

Lembre-se de que as suas criaturas só podem atacar o seu oponente. Você não pode
fazer com que elas ataquem uma outra criatura.

c: Etapa de Declaração de Bloqueadores:
O seu oponente decide quais das criaturas dele irão bloquear as suas criaturas
atacantes. 
Cada criatura bloqueadora só pode ser designada para bloquear uma criatura atacante,
porém várias criaturas bloqueadoras podem “agrupar-se” contra uma única atacante. As
criaturas viradas não podem bloquear.
Assim que o seu oponente tiver terminado de designar os bloqueadores, os jogadores
podem jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.
 Obs.: As criaturas bloqueadoras não viram para bloquear.

d: Etapa de Dano de Combate:
As criaturas atacantes que não forem bloqueadas causam uma quantidade de dano 
igual ao seu poder ao jogador defensor. As criaturas atacantes que forem bloqueadas
causam o seu dano às criaturas que as bloqueiam. Se uma criatura atacante for
bloqueada por mais de uma criatura, o jogador atacante decide como o dano será
distribuído entre os bloqueadores. As criaturas bloqueadoras causam o seu dano às
criaturas que estão bloqueando.
Assim que os jogadores tiverem tomado todas as decisões sobre como o dano de
combate será causado, as criaturas que tenham recebido dano letal (suficiente para
superar sua resistencia) são destruidas.
Os jogadores podem, então, jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas.
Obs.: Se uma criatura atacante foi bloqueada durante a etapa de declaração de
bloqueadores, mas a criatura bloqueadora já foi removida, a criatura atacante não causa
nenhum dano.

Fase 4 – (2ª Fase Principal).

A sua 2º fase principal é idêntica à 1ª: você pode jogar todos os tipos de mágicas e de 
habilidades, mas o seu oponente só pode jogar mágicas instantâneas e habilidades 
ativadas. Você também pode baixar um terreno durante sua 2ª fase principal.
Obs.: Lembre-se, você só pode baixar um terreno por turno, portanto, só poderá baixar 
um terreno agora se ainda não tiver feito isso durante sua 1ª fase principal.

Fase 5 – (Fase Final – Esta fase é composta de duas etapas).

a: Etapa de Final de Turno:
Tal como a sua etapa de manutenção, esta etapa pode passar despercebida, a menos 
que você controle alguma habilidade que seja desencadeada quando o turno termina 
(“No final do turno, No ínicio da etapa final…”). Nesta etapa,os jogadores podem jogar 
mágicas instantâneas e habilidades ativadas.

b: Etapa de Limpeza:
Se estiver com mais de sete cartas na mão, escolha e descarte quantas forem 
necessárias para ficar com apenas sete. A seguir, todo o dano causado às criaturas é 
removido e todos os efeitos que duram “até o final do turno” terminam.
Ninguém pode jogar mágicas instantâneas e habilidades ativadas durante esta etapa.

Obs.: No final de cada etapa, a mana que sobra na sua reserva de mana desaparece.

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