sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Guia do mochileiro dos planos Ravnica - Parte 2-2







O Enxame Golgaré a guilda que funde os valores opostos de vida e morte, promovendo o crescimento nas comunidades decadentes de Ravnica, mas também promovendo decadência em lugares emergentes. Os elfos, zumbis, insetos, e híbridos de plantas e mortos-vivos dos Golgari são como um organismo enorme, crescente e esfomeado, coletivamente se espalhando coletivamente sobre o plano e onde houver um lugar. Os Golgari prestam um serviço necessário em Ravnica, ao descartar as carcaças que a civilização deixa pra trás, e misteriosamente provendo sustento para os esquecidos e necessitados. Eles são os carniceiros e decompositores na beira da cadeia alimentar, mas desejam ser o predador no topo.

Golgari Guildgate | Art by Eytan Zana
Os Golgari são organizados mais como um organismo simples do que um coletivo: existe um núcleo ou nervo central que direciona o crescimento da guilda; elementos que coletam nutrientes e os convertem em recursos uteis; defesas que resistem e expulsam corpos invasores; e uma vontade instintiva de sobreviver, se multiplicar e superar.
O atual mestre da guilda Golgari é Jarad Vod Savo, um necromante morto-vivo que conseguiu reviver a si próprio após a morte. Quando era vivo, Jarad era um arqueiro élfico e um caçador magistral dos Golgari, e era irmão da ambiciosa Savra (falecida). Jarad aprendeu o caminho da necromância e conseguiu se tornar um lich após se sacrificar para salvar seu filho do demônio Rakdos. Jarad comanda agora legiões de escaravelhos-piranha e outros mascotes devoradores de carne, e pode controlar as ações de insetos e outros decompositores. Ele sobreviveu a varias tentativas de assassinato por parte de vários pretendentes a liderança da guilda, usando o poder da necromância para enfraquecer seus adversários.

Jarad, Golgari Lich Lord | Art by Eric Deschamps
Jarad mantém um conselho de xamãs e ladinos chamados de Cilia. A Cilia age como uma combinação de parlamento de conselhos e agencia de espionagem e raramente se reúnem seja publicamente ou não. Em conjunto com os insetos de Jarad, eles agem como aparatos sensoriais para informa-lo sobre como os Golgari mais longínquos estão e como um serviço de mensageiros para levar instruções. Pode ser que um Cilium individual possa ser considerado como tendo um posto mais alto do que outro por Jarad, mas ninguém sabe esses postos a não ser o próprio líder da guilda.
Os Golgari têm mais mudanças na liderança do que outras guildas. A guilda acredita na importância de ciclos contínuos, entendo assassinatos como um meio de conquista política, e sabendo que estar vivo não é um pré-requisito para estar no comando.
Os Devkarin, elfos das sombras. Os Devkarin são uma ambiciosa raça de elfos, atraentes e chocantes ao mesmo tempo, que representam um dos maiores grupos de poder dos Golgari. De todas as facções dos Golgari, os Devkarin são os que mais pressionam pela expansão dos territórios dos Golgari; eles sentem que a maioria das outras guildas não tem os melhores interesses de Ravnica em primeiro lugar e quanto mais terras estiverem consolidadas nas mãos dos Golgari, melhor será o resultado. Os elfos Devkarin são governados por um sumo sacerdote conhecido como matka, algumas vezes por séculos a fio; a irmã de Jarad Savra foi matka. A matka atual é Zdenia, uma jovem de cabelos negros que tem as mãos e braços tatuados com imagens de insetos e aranhas.

Lotleth, as fileiras dos mortos. As Lotleth são as facções não organizadas Golgari, compostas por mortos-vivos, necromantes, atadores-de-fungos, e outros membros associados aos mortos inquietos. Apesar da maioria dos mortos-vivos Golgari serem constructos mortos-vivos mantidos por mágicas necromanticas, as Lotleth possuem alguns mortos-vivos inteligentes em seus números, e mais uns poucos necromantes de alto nível que falam pela facção. Geralmente, as Lotleth servem como força de trabalho para os constantes programas de expansão e posse de território dos Golgari, ou como arma para Jarad ou algum plano pessoal de algum necromante. Seres inteligentes entre as Lotleth se sentem usados e depreciados pela guilda, e sues números são maiores do que se vê. O líder atual das Lotleth é Wratislav, um humano habilidoso, porém pretensioso, que gosta de desfilar com seu exercito de morto-vivos pelas ruas de Ravnica.
O Enxame das Ruas, pastores do ciclo. O Enxame das Ruas forma a classe trabalhadora dos Golgari, qual ajuda a organizar o ciclo de vida e morte com incontáveis iterações de aceleração de apodrecimento e criação de novas vidas. Essa facção inclui carregadores de corpos, xamãs urbanos de baixo nível, fazendeiros de podridão, trolls de tuneis, vários horrores fungais e elementais, e a maioria dos kraul (uma raça parecida com insetos). Cada bairro de Ravnica tende a ter seu próprio núcleo do Enxame das Ruas, sendo que cada núcleo é liderado por um líder de enxame.
O enxame Golgari não é uma guilda fácil de liderar; as constantemente crescentes sub-facções da guilda são como amebas descerebradas, cada uma com seus próprio planos, e são praticamente impossíveis de se controlar. Jarad manteve sua posição trazendo mais poder para a guilda e ativamente requisitando distritos abandonados do plano. Ele sabe que os gananciosos elfos Devkarin e os pútridos mortos-vivos da Lotleth vão destrona-lo eventualmente; enquanto isso, ele trabalha para manter um lugar em Ravnica para os Golgari e para sua própria família.

Korozda Guildmage | Art by Ryan Pancoast
Locais dos Golgari
Korozda, to Labirinto da Decadência. Korozda é o novo salão da guilda Golgari, uma catedral cercada por um imenso, labirinto circular de ruínas cobertas de fungos gigantes. Korozda é o lar do líder da guilda Jarad Vod Savo e onde ele se encontra com a Cilia, sua corte irregular de atendentes. Korozda é patrulhada por uma horda de vermes, insetos gigantes, zumbis e catadores rastejantes.
A Faixa de Pedras. A Faixa de Pedras é uma antiga rede de antigos tuneis que passam sob as áreas controladas pelos Golgari na cidade subterrânea, coberta por uma gosma pegajosa, fungos e teias de aranha. A Faixa de Pedra é marcada—e, em alguns lugares, arquiteturalmente composta—pelos corpos de vitimas petrificadas pelas górgonas.
A Ponte dos Mortos. No centro do bairro Golgari de Ponte dos Mortos existe uma cratera grande o suficiente para engolir uma igreja. Cobrindo a cratera existe própria Ponte dos Mortos, uma enorme plataforma suportada por arcos de pedra e decorada por vinhas, fungos e madeira-óssea. Ponte dos Mortos recebeu esse nome devido a um trágico evento. Após um incêndio destruir um bairro adjacente a cratera se tornou um lugar conveniente para se desfazer dos cadáveres. Os Golgari adotaram a cratera como repositório de materiais, e eventualmente a guilda tomou conta de região.

Art by Cliff Childs
Zanikev, a grande Fazenda de Podridão. Toda vez que uma área de Ravnica se transforma em uma ruína, os Golgari partem para domina-la, acelerar sua decomposição, drenar seus recursos, replantar, cultivar, e—eventualmente—clamar o território revificado como seu território. Zanikev é uma zona reclamada particularmente grande dos Golgari que abrange vários bairros antigos, uma área de arquitetura decadente coberta por limo e muco a qual varias espécies de carniceiros chama de lar.
Válvulas dos Cadáveres Flutuantes. Os tuneis e camaras alagados por charcos do subterrâneo de Ravnica também são consideradas como vias de transporte para o comercio de cadáveres dos Golgari. Válvulas construídas a partir de membranas fungais fecham certas vias de esgoto. Essas válvulas abrem e fecham pelo comando dos Golgari, permitindo que carcaças e outras mercadorias flutuem através dela como troncos em um rio.

Art by Chase Stone
Atitude em relação a outras Guildas
Azorius: "Para os Azorius, nós somos processos em segundo plano. Nós somos os sons do estomago e a flatulência. Mas mesmo assim somos a base em que seu poder reside."
Orzhov: "Os Orzhov são fantasmas depreciáveis, sempre buscando circular os ciclos qe nos levam de volta ao solo. Sua arrogância em adquirir poder sobre a decadência pode durar muito."
Dimir: "Os Dimir dividem os tuneis conosco e mineram nossos segredos. Eles creem que a cidade subterrânea é deles, mas eles apenas comandam aqueles que se preocupam com posses ou status."
Izzet: "os métodos Izzet fedem a progresso; eles são ignorantes aos processos que eles destroem. Mas eles gerenciam cidades como nós, provendo mágicas uteis para manter as estruturas abaixo das estruturas."
Rakdos: "Os Rakdos compreendem a proximidade da morte, mas seguem acelerar o ciclo para fins ridículos. O que os demônios destroem, nós cultivamos de volta a vida."
Gruul: "Os Gruul são nossos irmãos nas partes indomadas da cidade, mas eles não tem a visão para perceber os ciclos em funcionamento."
Boros: "Os Boros falam em uma linguagem que nunca iremos compreender. Sua dedicação militante a palavras e seus slogans nos confundem."
Selesnya: "Os Selesnya se esforçam para respeitar a natureza como nós, e sua devoção aos sistemas vivos é louvável. Mas eles são necrofobos cegos, inúteis quando postos face a face com a morte."
Simic: "Os Simic passaram gerações as margens de uma verdade que é conhecida por qualquer verme."

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