quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Guia do Mochileiro dos Planos - Ravnica!



Ravnica é uma metrópole imensa tão vasta que cobre o mundo inteiro. Esse mosaico de espirais góticas, praças calçadas, becos perigosos, e ruínas antigas é o lar de uma incrível diversidade de raças e culturas. Do menor inseto rastejando na cidade subterrânea aos majestosos dragões vagando pelo horizonte, uma população incomensurável reside nessa metrópole. Um viajante pode passar a vida inteira explorando os jardins a céu aberto onde se encontra tudo que se procura, as espantosas catedrais que dominam o horizonte, ou os museus ornados que expoem achados arqueológicos do passado de Ravnica. Todos os estilos de vida podem ser encontrados nessa cidade, e existe um grande contraste entre lugares como o austero e imaculado Senado Azorius e as favelas caóticas dos desprovidos. Acordos escondidos, sindicatos do crime, e mercado negro progridem em Ravnica, mas o verdadeiro poder reside nas guildas.
As dez guildas são a fundação do poder em Ravnica,  cada com sua própria identidade e funçao cívica. As guildas existiram por séculos. Sua história é uma teia de guerra, intriga e maquinações políticas enquanto elas batalhavam pelo controle do plano. Quando os espaços selvagens desapareceram sob camadas de constuções e os recursos se tornaram escaços, cada guilda criou sua própia esfera de influência. Durante milênios, o Pacto das Guildas, um acordo mágico, ajudou a manter uma paz relativa no plano. O Pacto das Guildas foi desfeito, e as guildas caíram no chaos durante um tempo. Mas a tradição de dez mil anos das Guildas e a divisão das tarefas se refez, e as guildas são dominantes novamente. No entanto tensões entre elas crescem e rumores de problemas podem ser ouvidos tanto nos salões sagrados das guildas quanto nas cavernas rusticas dos cidadões não filiados.
Art by Nic Klein
O planinauta Jace Beleren fez de Ravnica seu lar adotivo. Mas ele não foi o único planinauta que visitou esse plano complexo. Tezzeret, Garruk Wildspeaker, Liliana Vess, Gideon Jura, e Chandra Nalaar já visitaram o plano, buscando por seus segredos e possibilidades, e o plano tem mais de um planinauta nativo também.
O cidadão comum de Ravnica é ignorante da existência de planinautas, mas alguns seres de Ravnica são tão antigos que já os encontraram pessoalmente. Esse é o caso do fundador e mestre da guilda Liga Izzet, o dragão Niv-Mizzet. Após anos de isolamento, o dragão retornou a seu ninho e recentemente clocou sua guilda em um frenesi de pesquisas e projetos, os quais ninguém além dele parece compreender. as atividades recentes da Liga não ficaram despercebidas—aquela quantidade de explosões não iria passar em branco—e as outras guildas começaram a se preocupar se existe um propósito por trás da loucura do Mente de Fogo.

A guilda Selesnya acredita que é a voz de Mat'Selesnya—uma consciência misteriosa que eles acreditam ser a manifestação da natureza. Todos na guilda são considerados porta-vozes dessa voz singular, e eles procuram expandir sua guilda evangelizando sua mensagem e adicionando membros. A mensagem de Selesnya é pessoal é tanto pessoal quanto pública; eles crêem silenciando a consciência do individuo, eles se tornam cientes dos sussuros do Conclave, um grupo de de dríades que servem como transmissores espirituais da consciência de Mat'Selesnya's. O propósito da guilda é suprimir as identidades dos seus membros, transformando-os em instrumentos do Conclave. Os membros de Selesnya são organizados em vernadi, que são pequenas comunidades espalhadas por Ravnica. Todas organizadas em torno de uma arvore central e lideradas por uma líder driade.
A triade driade Trostani,  mestre da guilda Selesnya, comanda a guilda. Os Selesnya, no entanto, diriam que ela é definitivamente guiada pela vontade de Mat'Selesnya. Qualquer das três identidades que compoem Trostani personifica um valor particular de Selesnya. Sua cabeça direita é chamada de Ordem, e fala em um compassado, cântico. A cabeça da esquerda é chamada Vida, e fala em uma alegre, e ritimada voz. A cabeça central é chamada de Harmonia, e fala através de um sussuro. Cada cabeça é adornada em sua unica maneira, com seus olhos variando de um verde vivo até um prateado brilhante. A cabeça central Harmonia raramente fala, mas quando o faz, seu conselho é considerado por todos como sacrosanto.
Apesar dos membros de Selesnya acreditarem que o poder não é centralizado em nenhuma localização, a gigantesca arvore-mundoVitu-Ghazi ainda serve como foco e salão da Guilda Selesnya. O tronco de Vitu-Ghazi funciona como uma catedral para onde adoradores congregam de todos os lugares de Ravnica, e também serve como casa da mestre da guilda Trostani e seu conclave Driade.
Art by Chase Stone
Lugares de Selesnya 
Os Carvalhos de Marfim. Essa floresta de gigantescas árvores é guardada por uma ordem de monges-guerreiros loxodontes albinos. Esses monges usam armadura prateada com mantos verdes com a insignia da ordem. Suas armas geralmente são feitas da própia madeira que eles protegem. A força, pureza e longevidade dos carvalhos são a razão de porque eles são considerados sagrados. Juramentos e cerimonias são conduzidos entre os galhos brilhantes dos carvalhos. Casamentos, tratados, ritos de passagem, e contratos são feitos no bosque sob os olhares dos monges. O clérigo que supervisiona todo o local é Troslon, um loxodonte robusto que é um pouco rebelde pelos padrões de Selesnya por colocar o mundo natural antes dos desjos da guilda. Isso é ilustrado em sua defesa da arvore sagrada de Belokos. Altas patentes da liderança de Selesnya adorariam tomar essa arvore para eles mesmos, mas Troslon mantém ela aberta a todos os habitantes de Ravnica, ligados a guildas ou não, que desejem prestar seus respitos a árvore ou utilizar suas auras mágicas.
Sumala, o bosque topíario. Imagine uma enome, e densa floresta que foi meticulosamente cultivada para que cada planta e árvore foi deixada em seu lugar mas foi esculpida de maneira que nenhuma delas fique emaranhada ou invada o espaço de outra. Sumala é um enorme jardim de meditação e casa da mais magnifica arquitetura e arte cênica de Selesnya. O bosque topíario é conhecido através de Ravnica e é a obra prima dee um moldador de madeira elfo chamado Sadruna. Os desenhos e técnicas de Sadruna são estudados, copiados e duplicados em toda guilda Selesnya e outras guildas.
Art by Volkan Baga
O Grande Saguão. Uma gigantesca serie de caminhos interlaçados que é elevado através e sobre as copas da floresta. Construída em mármore Bijan (o mais puro e branco), o Grande Saguão brilha ao sol. Decorado com granito escuro o salão central é o simbolo de Selesnya, e marca a área onde enormes reuniões de devotos são feitas, além de alguns feriados religiosos. Na maioria dos dias, o saguão é usado como mercado e estrada para transporte de produtos e movimentar enormes bestas sem destruir a floresta imaculada.

Criaturas de Selesnya 
Vormes. Selesnya tem orgulho de seus vormes. Ravnica sendo uma movimentada confusão na superficie, viajar sob a terra é algo que dá a Selesnya uma vantagem em locomoção pelo plano. Invocadores de Vormes são um braço particular de xamãs que encontraram uma maneira de adestrar e cavalgar essas bestas enormes. Em Ravnica, vorms revolvem a terra com poderosas, emissões subsônicas que afastam o solo, transformando ela em um estado semi-liquido permitindo o vorme se movimentar através dela em grnade velocidade. Xamãs amarraram carruagens blindadas aos vormes com capacidade de carregar vários passageiros em uma viagem subterrânea. Principalmente, vormes são utilizados para defesa, com os xamãs direcionam seus movimentos de suas carruagens blindadas.
Art by Volkan Baga
Elementais. Elementais de Selesnya são normalmente compostos de raizes e galhos emaranhados entre si. Algumas vezes, com elementais maiores, pedaços de mármore branco e pedra calcária são utilizadas como armas ou vestidas como armadura. Se os elementais forem suficientemente grandes , eles são utilizados como prédios e templos que podem se erguer e se mover para outras localidades ou defender um vernadi.
Templos Vivos. Esses elementais organicos de tamanho moderado a enome que vivem sob a terra e existem pela maior parte de suas vidas como estruturas enraizadas com suas vinhas e cipós mantendo a construções no lugar. Essas construções na maioria das vezes é um templo ou um amphiteatro que so membros de Selesnya usam no dia-a-dia. Se ameaçado, um monge ou xamã pode invocar o templo vivo e todo o elemental se erge das profundezas, os pedaços da estrutura ainda presos a seu corpo para serem utilizadas como armas e armadura. Após derrotar seus oponentes, o templo vivo retorna para baixo da terra e remonta a estrutura como se nada houvesse ocorrido.
Art by Chase Stone
Filosofia Selesnya 
A Mente Mundial. A Mente Mundial, também conhecida como a Voz do Conclave, é a transmição sutil da consciencia de Mat'Selesnya. O Conclave também recebe experiências e sabedorias dos membros da guilda que eles transmitem. A clareza dessa sabedoria é proporcional a profundidade da devoção de um membro a meditação e seu serviço a guilda. Atraves de uma cerimonia mágica após a morte, a experiência (espírito) um membro da guilda Selesnya é "carregada" para a Mente Mundial. Quanmto maior a devoção do membro, mais profundo é seu acesso a Mente Mundial. Os membros mais devotos da guilda Selesnya tem a capacidade de portar um imenso poder graças a sua conecção com a Mente Mundial.
Tentações de poder . Em um mundo perfeito, os membros da guilda Selesnya consideram todos seus líders, não importa quão bem cuidados, serem professores mortais e capazes de cometer erros, nada mais. Mas mesmo assim, alguns membros anciões da guilda Selesnya são inclinados a um pouco de auto-engrandecimento, devido a sua ambição pessoal, e se orgulham do crescimento e beleza de seus vernadi particulares.
Art by Ryan Barger
Violencia e Hipocrisia. Um segredo não tão bem guardado é a hipocrisia de Selesnya sobre tirar uma vida. Por causa de sua doutrina sobre a santidade de uma vida, pode-se acreditar que eles seriam pacifistas fervorosos. Ao contrário, eles não tem problema em perder várias vidas em combate. Uma das táticas principais de Selesnys é criar um escudo vivo de corpos para atrasar seus oponentes até um de seus enormes elementais ou avatars possam aparecer e destruir tudo em seu caminho. Após, os membros da guilda Selesnya fazem uma grande, ladainha ceremonial sobre o sacríficio de nobres guerreiros e de como toda vida retorna a Mat'Selesnya, mas uma montanha de cadáveres é uma evidência difícil de esconder.
Guardiões da Beleza. A guilda Selesnya é a guardiã da beleza natural e estrutural. Existem vários pergaminhos e codices em Vitu-Ghazi sobre o jeito correto de organizar a paisagem, a melhor pedra para ser usada, como organizar certas árvores, e a maneira mais satisfatória de arrumar a folhagem. Alguns acreditam em manter todas as pedras livres de detritos e alguns que tentam organizar sem deixar nenhum sinal notável, mas todos concordam que beleza é um valor crucial na vida.
Art by Nils Hamm
Atitudes de Selesnya Quanto As Outras Guildas
Boros: "Eles irão cansar de suas lutas e, quando fizerem, o abraço gentil de Selesnya estará aguardando."
Azorius: "Um dia, eles irão libertar suas mentes de leis externas tolas e aprender a obedecer a voz do Conclave."
Rakdos: "Até se submeterem, eles devem ser contidos."
Golgari: "Esses ratejadores de podridão poderiam aprender mais de nossas maneiras ao inves de  chafurdar com seus insetos e morte."
Dimir: "uma monstruosa horda de assassinos disconectados que nunca apreciaram o sabor verdadeiro dos dons da vida."
Simic: "Distorcedores da vida e da natureza cuja queda será devido a sua falta de comunidade e compaixão."
Gruul: "Um disperdicio… e um disperdicio fedido, irracional e destrutivo.."
Izzet: "Remendadores e intrometidos sob controle de um ego opressivo. Fadados ao fracasso."
Orzhov: "Eles estão presos na prisão sem-vida de suas ambições individuais."

Traduzido do site da Wizards.
Douglas Holz

Revisão: Lucas Leite (sempre ele)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Email: dicehs@gmail.com - Tel: (53) 32012469 - Rua Aquidaban 714, loja 13 (Figueiras Shopping) - Rio Grande/RS